AGENDA – COMO GANHAR TEMPO E PRODUTIVIDADE?

Muitos empreendedores ficam confusos sobre como organizar a sua agenda de trabalho para ter mais tempo e produtividade. Realmente, uma boa agenda, bem organizada, pode ser uma ferramenta poderosa para ter mais tempo livre e dedicar-se às decisões estratégicas do seu negócio. Para ajudá-lo elaboramos este post: Como organizar sua rotina com um bom planejamento estratégico? Acompanhe nossas dicas!

Agenda Profissional e Planejamento Estratégico
Agenda Profissional e Planejamento Estratégico

ORGANIZE SUA AGENDA DE TRABALHO COM UMA FERRAMENTA ONLINE!

A primeira dica para ganhar tempo e produtividade é usar uma ferramenta online para organizar suas tarefas e compromissos. A vantagem das ferramentas em nuvem é a facilidade de acesso, sem risco de perda de informações, em qualquer dispositivo e não importa onde você esteja! Aqui fica o alerta para utilizar uma única ferramenta! Se você tiver seus compromissos distribuídos em ferramentas diferentes tudo ficará confuso com perda de produtividade!

APRENDA A DIFERENCIAR TAREFAS E COMPROMISSOS!

Organize sua agenda de trabalho de uma maneira que fique evidente quais são as tarefas e quais os compromissos reservados para o expediente. Essa distinção é essencial porque os compromissos precisam ser realizados em dias e horários específicos. Já as tarefas não possuem horários específicos. Se sua agenda estiver organizada com uma distinção bem clara entre tarefas e compromissos, você conseguirá adiantar tarefas, já no início do expediente, evitando a procrastinação e tendo uma rotina mais tranquila.

PRORIZE O PLANEJAMENTO SEMANAL NA SUA AGENDA!

No momento de se planejar e organizar sua agenda de trabalho foque no planejamento semanal, não no planejamento diário. O planejamento semanal resulta em maior flexibilidade. Afinal, tendo clareza de como está sua semana você consegue evitar sobrecargas em dias específicos adiantando tarefas ou realocando compromissos. Além do mais, ciente dos prazos que são fatais, a clareza e o planejamento evitarão que tudo fique para última hora!

COMO ELABORAR UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE TEMPO?

Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, sugerimos que elabore um planejamento estratégico na gestão de tempo.

Uma dica de leitura é o livro: “Essencialismo: A disciplinada busca por menos”. O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

Este livro mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença.

Outra dica de leitura é o livro Mais tempo, mais dinheiro. São dois autores que abordam conceitos de finanças pessoais e gestão de tempo, ajudando a estabelecer técnicas de organização pessoal e produtividade. Acaba sendo um livro bem trabalhado no modelo dois em um com temas essenciais em nossa vida.

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