ANÁLISE DO MERCADO – COMO MONTAR UMA EMPRESA?

A análise do mercado é uma das etapas do negócio que todo o empreendedor precisa conhecer! Você pretende criar uma empresa e não sabe por onde começar? Ou planeja realizar uma decisão de investimento para expansão do seu negócio? Neste caso a análise do mercado é essencial! Este planejamento inicial não elimina riscos, mas diminui as incertezas. Com boa organização é possível decidir se montar ou expandir um negócio realmente compensa. O que você precisa saber sobre o mercado antes de montar ou expandir sua empresa? Acompanhe nossas dicas de gestão empresarial!

Gestão Empresarial - Análise do Mercado
Gestão Empresarial – Análise do Mercado

COMO MONTAR UMA EMPRESA OU UM NEGÓCIO E CONSEGUIR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA?

Empreender é a estratégia essencial se você almeja ter maior liberdade para fazer o que você realmente quer e é mais importante na sua vida! Mas como montar uma empresa ou um negócio? Inicialmente é muito importante você desenvolver ou encontrar uma ideia de negócio. Neste caso você poderá buscar sugestões de como ganhar dinheiro, copiando modelos de negócios já existentes, ou então usar sua criatividade para desenvolver um modelo de negócio inovador. Em seguida é essencial avaliar o seu perfil empreendedor, ou seja, avaliar suas qualidades e suas habilidades, ou desenvolvê-las, analisando se são compatíveis com o que você planeja empreender. Por fim, é essencial a análise do mercado avaliando se o que você pretende oferecer como produto ou serviço ao mercado consumidor é possível e terá demanda.

ANÁLISE DO MERCADO – COMO TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS?

Se você planeja vender um produto ou oferecer um serviço, decisões precipitadas farão você perder tempo e dinheiro! Para ter vendas e lucro, antes de tudo é muito importante a análise do mercado. Com um bom planejamento é possível organizar as ideias e tomar decisões esclarecidas sobre o empreendimento.

Quais são os quatro aspectos que definirão o seu negócio? Pergunte-se: 1) Qual produto ou serviço você vai oferecer? 2) Quem serão os seus clientes? 3) Quem são os seus concorrentes? 4) Quem são os seus fornecedores? Estas informações lhe darão um retrato do mercado. Com um bom planejamento você vai entender se o negócio é viável e se a empresa realmente compensa!

Um plano de negócios lhe dará uma visão clara se o que você pretende vender terá demanda, quem será o público-alvo e como chegar a ele da melhor forma possível, e qual será o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado. Fazendo uma análise do mercado você economiza recursos e diminui as incertezas, tomando decisões com melhor clareza!

PARA CRIAR OU EXPANDIR UMA EMPRESA O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS SEUS CLIENTES?

Para iniciar a análise do mercado é muito importante definir quem serão os seus clientes. Afinal, sem clientes não há negócio! Por esse motivo é essencial mapear as características dos seus prospectivos clientes e as soluções para seus problemas. O seu produto ou serviço precisa solucionar uma dor do seu cliente! Informações sobre idade, gênero, profissão, estado civil, renda, escolaridade, local de residência, além de outras, podem lhe ajudar a identificar as características dos seus consumidores, quais são os seus interesses e comportamentos, quais soluções necessitam e porque se interessariam pelo seu produto ou serviço! Uma empresa somente é viável quando tem clientes em quantidade. É essencial também que os consumidores tenham poder de compra para adquirir o seu produto ou serviço!

ANÁLISE DO MERCADO – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS CONCORRENTES?

Obtenha informações sobre seus concorrentes para ter uma visão estratégica do seu negócio, dos seus clientes e do posicionamento do seu produto. Ao analisar seus concorrentes o que você deve buscar? Procure nichos não explorados, deficiências, mercado consumidor não atendido, além de outras situações que trazem oportunidades. A concorrência deve ser vista pelo empreendedor como uma situação favorável. Por exemplo, há regiões que são conhecidas como “capital do sapato”, “capital da porcelana”, “capital do artesanato”, além de outras. Assim, empreendedores usam a parceria para atender um mercado consumidor que não atenderiam sozinhos!

ANÁLISE DO MERCADO – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS FORNECEDORES?

O estudo e o mapeamento dos fornecedores é um aspecto da análise do mercado que pode passar despercebida pelo empreendedor. Mas sem matérias-primas ou sem equipamentos você não consegue vender produtos! Por esse motivo, antes de iniciar sua empresa, você precisará entender bem quem serão seus fornecedores e se eles possuem capacidade de atendê-lo. Preste muita atenção pois se você tiver apenas um fornecedor o risco do seu negócio é elevado! Em contrapartida, vários fornecedores reduzem o risco e facilitam a tomada de decisão. Um estudo da capacidade técnica dos fornecedores e um cadastro atualizado com bom relacionamento com eles será essencial para uma boa gestão financeira do seu negócio!

EMPREENDEDORISMO – INVISTA EM CAPACITAÇÃO!

Para montar ou expandir um negócio investir em conhecimento e capacitação é essencial para tomar decisões e ter sucesso. Afinal, a gestão empresarial envolve muitos fatores como análise do mercado, plano de negócios, marketing, qualidade do produto, aspectos contábeis e fiscais, gestão financeira, gestão de funcionários e colaboradores, gestão contábil, gestão jurídica, gestão de contratos, além de muitos aspectos essenciais para evitar problemas!

Também investir numa consultoria jurídica e numa consultoria empresarial pode fazer toda a diferença para um bom planejamento e análise do mercado.

Rolar para cima