ANÁLISE DO MERCADO – COMO MONTAR UMA EMPRESA?

A análise do mercado é uma das etapas do negócio que todo o empreendedor precisa conhecer! Você pretende criar uma empresa e não sabe por onde começar? Ou planeja realizar uma decisão de investimento para expansão do seu negócio? Neste caso a análise do mercado é essencial! Este planejamento inicial não elimina riscos, mas diminui as incertezas. Com boa organização é possível decidir se montar ou expandir um negócio realmente compensa. O que você precisa saber sobre o mercado antes de montar ou expandir sua empresa?

Análise do Mercado
Análise do Mercado

ANÁLISE DO MERCADO – COMO TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS?

Se você planeja vender um produto ou oferecer um serviço, decisões precipitadas farão você perder dinheiro! Por esse motivo, para ter vendas e lucro, antes de tudo é muito importante a análise do mercado. Com um bom planejamento é possível organizar as ideias e tomar decisões esclarecidas sobre o empreendimento.

Antes de começar é essencial pesquisar e coletar informações sobre quatro aspectos que definirão o seu negócio. Pergunte-se: 1) Qual produto ou serviço você vai oferecer? 2) Quem serão os seus clientes? 3) Quem são os seus concorrentes? 4) Quem são os seus fornecedores?

Estas informações coletadas lhe darão um retrato do mercado. Você pode idealizar um produto ou serviço e, em seguida, realizar testes verificando se o negócio é viável e se a empresa realmente compensa!

Os testes lhe darão uma visão clara se o que você pretende vender terá demanda, quem será o público-alvo e como chegar a ele da melhor forma possível, e qual será o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado. Fazendo uma análise do mercado você economiza recursos e diminui as incertezas, tomando decisões com melhor clareza!

PARA CRIAR OU EXPANDIR UMA EMPRESA O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS SEUS CLIENTES?

Para iniciar a análise do mercado é muito importante definir quem serão os seus clientes. Afinal, sem clientes não há negócio! Por esse motivo é essencial mapear as características dos seus prospectivos clientes e as soluções para seus problemas.

Uma base de dados com informações sobre idade, gênero, profissão, estado civil, renda, escolaridade, local de residência, além de outras, pode lhe ajudar a identificar as características dos seus consumidores, quais são os seus interesses e comportamentos, quais soluções necessitam e porque se interessariam pelo seu produto ou serviço!

Uma empresa somente é viável quando tem clientes em quantidade. É essencial também que os consumidores tenham poder de compra para adquirir o seu produto ou serviço!

Usando métricas você conseguirá definir o seu mercado e posicionar o seu produto: moda gestante; delivery de alimentos saudáveis; automação de portões residenciais; sobremesas dietéticas; além de muitos outros nichos segundo a sua criatividade!

ANÁLISE DO MERCADO – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS CONCORRENTES?

Coletando informações sobre seus concorrentes você consegue ter uma visão estratégica do seu negócio, dos seus clientes e do posicionamento do seu produto. É possível enxergar nichos não explorados, deficiências, mercado consumidor não atendido, além de outras situações que se traduzem em oportunidades.

A concorrência deve ser vista pelo empreendedor como uma situação favorável. Por exemplo, há regiões que são conhecidas como “capital do sapato”, “capital da porcelana”, “capital do artesanato”, além de outras. Ou seja, empreendedores usam a parceria para atender um mercado consumidor que não atenderiam sozinhos!

ANÁLISE DO MERCADO – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS FORNECEDORES?

O estudo e o mapeamento dos fornecedores é um aspecto da análise do mercado que pode passar despercebida pelo empreendedor. Mas sem matérias-primas ou sem equipamentos você não consegue vender produtos!

Por esse motivo, antes de iniciar sua empresa, você precisará entender bem quem serão seus fornecedores e se eles possuem capacidade de atendê-lo. Preste muita atenção pois se você tiver apenas um fornecedor o risco do seu negócio é elevado! Em contrapartida, vários fornecedores reduzem o risco e facilitam a tomada de decisão.

Um estudo da capacidade técnica dos fornecedores e um cadastro atualizado com bom relacionamento com eles será essencial para uma boa gestão financeira do seu negócio!

EMPREENDEDORISMO – INVISTA EM CAPACITAÇÃO!

Para montar ou expandir um negócio investir em conhecimento é essencial para tomar decisões esclarecidas e ter sucesso. Afinal, a gestão empresarial envolve muitos fatores como análise do mercado, plano de negócios, marketing, qualidade do produto, aspectos contábeis e fiscais, gestão de funcionários e colaboradores, além de muitos aspectos essenciais para evitar problemas!

Especificamente quanto à análise do mercado e a formatação de um plano de negócios nossa sugestão é o livro: “Plano de Negócios: seu Guia Definitivo“. É um livro bem acessível de leitura rápida e fácil que ajudará você, empreendedor, a elaborar todas as análises necessárias para validar sua ideia e reduzir riscos na criação de uma empresa ou numa decisão de investimento.

Para aqueles que preferem vídeos com aulas visuais, uma dica é valer-se de cursos on-line de boa qualidade e reconhecidos. São cursos de curta duração que podem lhe dar a capacitação necessária para montar um negócio ou profissionalizar uma atividade empreendedora. Clique em Saiba Mais e conheça cursos de gestão e empreendedorismo que farão a diferença na sua carreira profissional!

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