BACKUP EM NUVEM – COMO TORNAR SUA EMPRESA MAIS SEGURA?

O backup em nuvem é uma ferramenta que une criptografia e segurança para adequar o seu negócio à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)! Estabelecer rotinas de backup é uma tarefa que passa despercebida ou é até mesmo ignorada até que um problema grave aconteça com perda de todos os dados essenciais para a empresa. Muitos ainda ficam preocupados com os altos custos com equipamentos ou ferramentas específicas, além de profissionais de TI certificados. Por esse motivo elaboramos este post com dicas para que você possa implementar uma rotina de backup. Neste post esclarecemos: Como usar o backup em nuvem para aumentar a segurança do seu negócio? Acompanhe nossas dicas!

Consultoria Empresarial - Backup Cloud
Consultoria Empresarial – Backup Cloud

POR QUE REFORÇAR A SEGURANÇA DIGITAL DE SUA EMPRESA?

Reforçar a segurança digital deve ser uma meta para todas as empresas, tanto para as que oferecem seus produtos online como para as que possuem negócios presenciais e não realizam vendas pela internet.

Muitos empreendedores ficam confusos! Se o meu negócio é presencial e não está online por que me preocupar com a segurança digital?

É que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se aplica a todas as empresas que realizam tratamento de dados privados, tanto no ambiente digital como no ambiente presencial. Por esse motivo, é muito difícil uma empresa escapar das obrigações da legislação de proteção de dados, mesmo que não realize vendas ou ofereça seus produtos online!

Toda empresa possui aplicações vitais para o seu negócio como CRM, ERP, e-mail, banco de dados, bem como possui dados sensíveis de consumidores, vendas e marketing. Por esse motivo, é indispensável uma proteção completa dos dados em uma interface única e de fácil gerenciamento!

Além do mais, com o home office, as aplicações vitais e os dados sensíveis da empresa podem ser acessados por colaboradores à distância o que aumenta o risco de desastres ou perda de dados.

Se você está preocupado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e gostaria de implementar a Governança de Dados em sua empresa sugerimos o post: “Segurança Digital – Como Proteger o seu Negócio?” Neste post damos sugestões para aumentar a segurança digital do seu negócio e evitar problemas com vazamento de dados privados e uso indevido dos dados dos seus clientes. Também se você quer ter uma visão dos principais direitos do consumidor quanto à gestão de dados privados e como poderá impactar o seu negócio sugerimos o post: “Dados Pessoais – Como Defender a Privacidade?”

Neste contexto de preocupação com os dados privados e os dados sensíveis de sua empresa uma excelente ferramenta de automatização é o Backup em Nuvem ou Cloud Backup. Utilizar serviços em nuvem significa que, ao invés de montar a estrutura completa de servidores para rodar as aplicações que sua organização tanto precisa, você passa a executar tudo nos supercomputadores presentes nos data centers externos. E com o Backup Cloud todos os seus dados mais importantes podem contar com esse modelo de serviço.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARMAZENAMENTO E BACKUP EM NUVEM?

Muitos acabam confundindo o backup em nuvem com o armazenamento em nuvem, serviços que são bem diferentes! Por esse motivo é muito importante entender as funcionalidades de cada serviço para tomar uma decisão esclarecida e usá-los conforme as necessidades e objetivos de sua empresa.

O armazenamento em nuvem é recomendado para armazenar arquivos fora dos HDs e servidores locais, com mobilidade, pois podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Dessa forma, não importa onde você esteja, em casa, no escritório ou em viagem, os documentos que você precisa podem ser acessados a qualquer momento!

No entanto, o processo de salvar arquivos na nuvem é realizado manualmente com manutenção apenas do último arquivo atualizado, pois os arquivos mais antigos são substituídos. Também o serviço não produz relatórios para checar o status dos dados armazenados!

Já o backup em nuvem é um serviço de rotina, ou seja, você pode criar rotinas de execução, agendando para que o serviço de backup faça cópias automáticas dos seus dados, garantindo segurança em caso de desastres ou sequestros de dados! Você pode optar por manter um histórico de backups em diferentes momentos, não apenas a última cópia, o que contribui para a segurança digital.

O serviço em nuvem de backup consegue armazenar não apenas arquivos, mas também informações dos aplicativos. Também produz relatórios mostrando se os arquivos da empresa estão seguros! Você consegue também fazer o backup de diferentes dispositivos como celulares, tablets, notebooks, desktops e servidores locais ou em nuvem.

QUAIS AS VANTAGENS DO BACKUP EM NUVEM EM RELAÇÃO AO BACKUP CONVENCIONAL?

A primeira vantagem é a segurança digital, prevenindo contra a falha humana e desastres naturais! Se as cópias dos dados estão em equipamentos físicos, eles dependem de processos manuais com risco de falhas humanas. Já no modelo em nuvem existem processos de prevenção e automatização com o objetivo de prevenir falhas humanas!

Outra vantagem são os vários níveis de redundância do Cloud Backup, o que signfica que há várias cópias armazenadas em locais independentes um dos outros, elimando o risco de exclusão acidental. Também os dados armazenados na nuvem são salvos em servidores e sistemas seguros e criptografados, evitando sequestro de dados!

Por fim, com o backup em nuvem você terá facilidade de acesso, poderá acompanhar o histórico de ações e recuperar as informações por meio da internet, em qualquer lugar e independente do dispositivo, garantindo mobilidade!

Leia também
BACKUP CLOUD – QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SEU NEGÓCIO?
Backup Cloud

Por que sua empresa deveria investir no Backup Cloud? Como você já percebeu, guardar documentos no formato físico é praticamente Read more

GOVERNANÇA DE DADOS – QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS?
Governança de Dados

Implantar a Governança de Dados na sua empresa é essencial para evitar autuações administrativas e problemas jurídicos com a Lei Read more

ROTINA PRODUTIVA – COMO FAZER MAIS COM MENOS ESFORÇO?
Rotina Produtiva e Equilíbrio

A busca por uma rotina produtiva com metas e objetivos no seu negócio ou na sua vida profissional pode deixá-lo Read more

GESTÃO FINANCEIRA – COMO PROFISSIONALIZAR O SEU NEGÓCIO?
Gestão Financeira

Realizar a gestão financeira corretamente é essencial para o sucesso do seu negócio! Sem relatórios detalhados da situação financeira da Read more