ERROS DE GESTÃO – O QUE VOCÊ PRECISA OBRIGATORIAMENTE EVITAR?

Se você pretende montar uma empresa ou ampliar o seu negócio quais erros de gestão você precisa evitar a todo o custo? Aprender com os erros de outros empreendedores é muito importante para não perder tempo e dinheiro! Por esse motivo, elaboramos este post com dicas simples, mas eficazes, para ajudá-lo na administração do seu negócio! Acompanhe nossas dicas de empreendedorismo, planejamento e gestão!

Erros de Gestão Empresarial
Erros de Gestão Empresarial

ERROS DE GESTÃO – NÃO IDEALIZE UM NEGÓCIO PENSANDO EM VENDER SOMENTE PARA AMIGOS E PARENTES!

Não há nada de errado em oferecer seus produtos e serviços para amigos e parentes! Afinal, você poderá encontrar bons clientes no seu círculo de amizades.

Mas o grande problema é que uma empresa somente é viável e sustentável no longo prazo se tiver clientes em quantidade! Também é muito importante que seus clientes tenham poder de compra para adquirir seus produtos ou serviços!

Por esse motivo, uma análise do mercado com decisões estratégicas antecipadas sobre o seu produto, o nicho de mercado e quem serão os seus clientes é fundamental para que seu negócio dê certo e você não tenha problemas!

NÃO SUBESTIME OS SEUS FORNECEDORES!

O estudo e o mapeamento dos fornecedores é um aspecto que infelizmente pode passar despercebido ao montar o negócio ou fazer uma decisão de investimento. Mas sem matérias-primas ou sem equipamentos você não consegue vender seus produtos! Também a escassez pode tornar seu produto ou serviço caro para seus clientes com grave prejuízo ao seu negócio.

Por esse motivo é muito importante entender bem quem serão os seus fornecedores e se possuem capacidade de atendê-lo! Realizar um mapeamento e um cadastro de fornecedores é essencial para a saúde da sua empresa!

Preste muita atenção pois se você tiver apenas um fornecedor o risco do seu negócio é elevado! Por sua vez, vários fornecedores com capacidade de atendê-lo reduzem riscos e facilitam a tomada de decisões estratégicas!

ERROS DE GESTÃO – TOME CUIDADO COM A CONFUSÃO PATRIMONIAL!

Um grave erro de gestão financeira é deixar de separar os recursos da empresa do patrimônio dos sócios. Quando os sócios precisam ficar injetando capital para manter a operação porque a empresa não consegue pagar suas contas é um sinal de que a gestão financeira não vai bem! Ou quando usam os recursos da empresa para pagar despesas pessoais é um péssimo hábito que poderá prejudicar todo o negócio.

É que a confusão patrimonial retira a transparência das demonstrações contábeis, com informações não exatas. Assim pode haver prejuízo nas decisões dos administradores e no investimento de terceiros na forma de capital ou de novos negócios!

A confusão patrimonial também sujeitará a empresa a algumas penalidades, como a desconsideração da personalidade jurídica. Como resultado da confusão patrimonial os bens particulares dos sócios ou administradores poderão ser apreendidos para pagamento das dívidas da empresa. Fique atento!

ERROS DE GESTÃO AO CONTRATAR FUNCIONÁRIOS – O QUE VOCÊ PRECISA A TODO O CUSTO EVITAR?

Outro erro grave de gestão é a contratação de funcionários sem perfil para a tarefa. Esse erro ocorre principalmente quando o gestor dá ênfase à contratação de amigos ou parentes, por serem boas pessoas, sem se atentar à aptidão do profissional.

Este erro grave pode comprometer a performance do seu negócio, com um atendimento ao cliente sem qualidade ou com um produto ou serviço inferior. A contratação de colaboradores inexperientes ou não capacitados é um grande passo para o fracasso! Afinal, não há como um trabalhador realizar uma tarefa que não saiba!

Por esse motivo, contratar funcionários de forma correta com uma boa seleção e investindo em direitos sociais é essencial para atrair e fidelizar os melhores talentos com excelência para o seu negócio!

Leia também
FREELANCER – COMO CONTRATAR OU EMPREENDER?
Freelancer

O freelancer é um profissional cada vez mais popular! O trabalho eventual ou autônomo tem se tornado uma excelente oportunidade Read more

AMBIENTE DE TRABALHO DIGITAL – COMO ESCOLHER AS MELHORES FERRAMENTAS?
Ambiente de Trabalho Digital

Para você que pretende criar um ambiente de trabalho digital e reduzir custos, como escolher as melhores ferramentas? O investimento Read more

MÍDIAS SOCIAIS – QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA SUA EMPRESA?
Mídias Sociais

Como você já deve ter percebido as mídias sociais se tornaram um ambiente bem adequado para vendas e negócios de Read more

GESTÃO DE PROCESSOS – COMO OTIMIZAR RESULTADOS?
Gestão de Processos

Uma boa gestão de processos pode ser um importante diferencial para o seu negócio. Saiba que no dia a dia Read more

Redes Sociais