GESTÃO DO ESTOQUE – COMO DEIXAR SUA EMPRESA MAIS EFICIENTE?

Entre os desafios do empreendedorismo e profissionalização do seu negócio está a gestão do estoque. O estoque é um dos ativos mais valiosos pois representa o negócio em si, ou seja, os insumos e os produtos acabados que atenderão os seus clientes. A má gestão do estoque pode comprometer a sobrevivência de sua empresa! Por esse motivo ela merece sua atenção especial! Neste post esclarecemos: o que você precisa saber para gerir o seu estoque e deixar sua empresa mais eficiente?

Gestão do Estoque
Gestão do Estoque

GESTÃO DO ESTOQUE – QUAL A INTENSIDADE E A REGULARIDADE DAS COMPRAS?

Uma das principais dúvidas do empreendedor é a respeito do tamanho do seu estoque! “Devo comprar maior quantidade e menor variedade, ou maior variedade e menor quantidade?” Para essa dúvida não existe resposta pronta, por se tratar de uma decisão estratégica.

Quanto maior o estoque, maior o capital de giro necessário para a manutenção de sua empresa! Por esse motivo, um estoque otimizado pode fazer toda a diferença. Lembre-se ainda que seu estoque está sujeito a riscos de deterioração, roubo, danos, obsolescência, além de outros. Assim um estoque maior representa maiores riscos para o seu negócio!

Do outro lado há os hábitos de seus clientes e da concorrência que podem impactar o seu negócio. Quando uma pequena empresa precisa competir com empresas maiores e possui pouco capital, trabalhar com variedade pode ser uma boa estratégia. Por outro lado, empresas especializadas que trabalham com poucos itens específicos e focam em ganhos de escala, a opção pela quantidade pode ser um importante diferencial!

Assim a decisão a respeito do tamanho do seu estoque acaba sendo difícil e merece ser bem pensada. Em qualquer caso, uma gestão correta do estoque usando uma ferramenta online poderá ajudá-lo a tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio.

GESTÃO FINANCEIRA – COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES?

Para a gestão estratégica do estoque é essencial um bom relacionamento com fornecedores. Toda empresa precisa ter seus fornecedores cadastrados com preferência para os fornecedores de confiança que não lhe deixarão desamparado. Atente-se aos seguintes aspectos na seleção de seus fornecedores: 1) tradição; 2) qualidade; 3) pontualidade na entrega; 4) condições de pagamento e 5) preço.

Se você é insignificante para os seus fornecedores e não possui voz ativa, talvez seja o momento de trocar de fornecedores buscando aqueles que valorizam o seu negócio e o encaram como um bom cliente. É porque sem estoque você não vende e sem vender sua empresa não sobrevive!

Em contrapartida, um bom relacionamento com seus fornecedores pode lhe render formas de pagamento mais confortáveis com um aumento no prazo de pagamento ou um bom desconto à vista, com reflexos diretos na gestão financeira. Assim você consegue realizar um bom planejamento do capital de giro!

Fique atento e dedique atenção à gestão do estoque e ao bom relacionamento com fornecedores!

COMO REALIZAR A GESTÃO DO ESTOQUE E DOS FORNECEDORES COM UMA FERRAMENTA DIGITAL SEGURA?

Para você que procura maneiras de gerir seu negócio com eficiência eliminando rotinas manuais para se dedicar às decisões estratégicas temos sugestões de ferramentas digitais para melhorar a performance da sua empresa!

Para ter total controle sobre os dados cruciais para seu negócio, integrando a gestão do estoque com a gestão financeira e o relacionamento com clientes e fornecedores, sugerimos a ferramenta Gestão Financeira. É um sistema de gerenciamento empresarial e online. Com ela você consegue ter as informações financeiras mais importantes de sua empresa, reunidas em uma só tela e atualizadas em tempo real, com valores acessíveis, sem custos de implantação ou elevados investimentos em estrutura!

Conheça as principais vantagens:

  • Controle de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e demais informações financeiras reunidas em um só lugar, de forma online em tempo real;
  • Controle de estoque, evitando perda de vendas e compras desnecessárias;
  • Emissão de Notas Fiscais (NFe, NFSe, NFCe, SAT) ilimitadas de produtos e serviços;
  • Envio de demonstrativo tributário de forma simples e prática para seu contador, evitando riscos de multas e penalidades;
  • Um CRM à disposição, com cadastro de colaboradores, clientes e fornecedores;
  • Acesso às informações do seu negócio em qualquer lugar do mundo e com segurança!
Gestão Financeira e Gestão do Estoque

Convidamos você a conhecer a ferramenta Gestão Financeira!

Para aqueles empreendedores que possuem negócios de beleza e bem estar sugerimos a ferramenta Gestão de Beleza! É que negócios de beleza exigem uma atenção mais delicada: é necessário atrair clientes, oferecer uma boa experiência para eles, gerir agendas, calcular comissões, impostos e ainda estar à frente da concorrência.

São muitos pontos que precisam ser observados, acompanhados e geridos, e isso acaba fazendo com que os profissionais do ramo da beleza não tenham tempo de atuar de forma estratégica sobre o seu negócio.

Pensando nestas dificuldades, a ferramenta Gestão de Beleza une o que há de melhor em tecnologia com o conhecimento que possui sobre salão de beleza, clínica de estética, barbearia, studio de yoga, pilates. Trata-se de uma plataforma completa com soluções que automatizam as atividades operacionais destes negócios e auxiliam em suas atividades estratégicas.

Gestão Financeira e Gestão do Estoque – Negócios de Beleza e Bem Estar

Conheça a ferramenta Gestão de Beleza!

Gestão Financeira - É muito importante que uma empresa seja autossuficiente pagando suas despesas. Não é recomendado que...

Publicado por Direito e Consumo em Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Leia também
ATENDIMENTO AO CLIENTE – COMO CONSEGUIR EXCELÊNCIA?
Atendimento Eficaz

Como você já deve ter percebido, um bom atendimento ao cliente é indispensável para o sucesso do seu negócio. Afinal, Read more

FUNCIONÁRIOS – COMO MONTAR UMA EQUIPE VENCEDORA?
Gestão de Funcionários

O que todo empreendedor precisa saber para contratar funcionários? Gerenciar pessoas é um desafio constante! Mas tenha em mente que Read more

CONFUSÃO PATRIMONIAL – POR QUE SEPARAR A EMPRESA DOS SÓCIOS?
Gestão Financeira e Confusão Patrimonial

Para você que planeja profissionalizar a sua empresa, sugerimos tomar medidas para evitar a confusão patrimonial. É muito importante dar Read more

SERVIÇOS DE BELEZA E BEM ESTAR – COMO FIDELIZAR CLIENTES?
Serviços de Beleza e Bem Estar

Os serviços de beleza e bem estar fazem parte de um setor que cresce bastante e tem atraído muitos empreendedores. Read more

Redes Sociais