HOME OFFICE – COMO IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA?

O home office tem se consolidado como uma estratégia de redução de custos empresariais. Naquelas tarefas em que o empregado é essencial mas não precisa necessariamente estar presente no local de trabalho é possível executar o serviço em casa, mediante teletrabalho. A vantagem é a economia com espaços físicos, ferramentas de trabalho e deslocamentos dos funcionários, com ganho de produtividade. Mas o que você precisa saber para implementar o home office e não ter problemas? Acompanhe nossas dicas de gestão!

Home Office
Home Office

HOME OFFICE – IMPLEMENTE UM AMBIENTE COM FERRAMENTAS COLABORATIVAS!

Para implementar um home office de sucesso na sua empresa, o investimento em aplicativos e ferramentas colaborativas é indispensável! Como bom gestor você sabe muito bem que o trabalho individual não é produtivo. Por esse motivo, investir num ambiente tecnológico que incentive a interação, o compartilhamento de ideias, a produção e o engajamento dos funcionários, é muito importante para sua empresa.

Um ambiente virtual corporativo bem montado, com ferramentas em nuvem, capacitará seus colaboradores a produzir com simplicidade, tornando as tarefas leves e menos burocráticas. Dessa forma, a comunicação fluirá, mesmo entre funcionários de gerações diferentes!

No home office é muito importante que você se preocupe, também, com os bancos de dados. É que as pessoas passam pelas funções, mas o resultado do trabalho não deve ficar armazenado na estação de trabalho delas! É um risco muito grande para sua empresa!

Por esse motivo, o investimento em cloud será valioso para que o resultado do trabalho seja apropriado pela empresa, não pelos colaboradores.

COMO CONSTRUIR UM AMBIENTE DE TRABALHO DIGITAL?

Para construir um ambiente de trabalho digital você vai precisar investir em pessoas, em processos e em tecnologia.

Inicialmente, não economize no treinamento e na capacitação de seus funcionários! Embora todos estão bem acostumados com redes sociais e ferramentas digitais, no ambiente corporativo as coisas são bem diferentes, não é verdade? Por esse motivo, identificar lideranças digitais e promover a cultura digital será uma regra se você quer ter sucesso!

Também é muito importante estabelecer processos claros para aumentar a colaboração e criar uma cultura responsiva. Lembre-se que o trabalho digital está sujeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e estabelecer a Governança de Dados será de valor para evitar autuações e problemas jurídicos. Além disso, a segurança digital é muito importante porque o banco de dados de sua empresa será acessado por estações de trabalho remotas, aumentando os riscos de desastres e perda de informações.

Por esse motivo, o investimento em tecnologia será essencial para adotar inovações digitais, tomar decisões estratégicas valendo-se de métricas e dados e desenvolver uma tecnologia ágil e segura.

HOME OFFICE – FIQUE ATENTO AOS DIREITOS TRABALHISTAS DE SEUS FUNCIONÁRIOS!

Para implementar o home office é muito importante que você se preocupe também com a consultoria jurídica para o mapeamento dos direitos trabalhistas dos seus funcionários.

Para implementar o home office o empresário acaba se deparando com muitas dúvidas: O empregado é obrigado a aceitar o trabalho remoto? A empresa é obrigada a fornecer equipamentos ou o funcionário arcará com todas as despesas? Quem trabalha em casa tem direito ao vale alimentação ou ao vale refeição? O empregado que trabalha em casa tem direito a receber horas extras? A empresa tem responsabilidade pelo empregado que contrai uma doença trabalhando em casa? Além de muitas outras questões!

Para tais questões não existem respostas prontas. É indispensável o mapeamento de direitos consultando a legislação federal e principalmente a legislação local, através dos sindicatos. Por esse motivo, buscar a consultoria jurídica é muito importante para reduzir riscos jurídicos com funcionários! De qualquer maneira investir no home office compensa! É uma excelente maneira de ter um ambiente corporativo mais tecnológico e produtivo, com redução de custos.

Leia também
GESTÃO DESCENTRALIZADA – POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR NESTE MODELO?
Gestão Descentralizada e Ferramentas Colaborativas

Com a mudança dos hábitos profissionais e de consumo ter uma gestão descentralizada do seu negócio é essencial para a Read more

TRABALHO REMOTO – COMO ENGAJAR TODA A SUA EQUIPE?
Trabalho Remoto

Com a adoção do trabalho remoto, as empresas entenderam que é possível trabalhar no home office de maneira eficiente e Read more

VIDEOCONFERÊNCIAS – COMO REALIZAR REUNIÕES MAIS FÁCEIS E PRODUTIVAS?
Home Office e Videoconferências

Com o home office participar de videoconferências é um novo normal para todos. Telemedicina, consultoria jurídica, audiências virtuais, atendimento por Read more

FREELANCER – COMO CONTRATAR OU EMPREENDER?
Freelancer

O freelancer é um profissional cada vez mais popular! O trabalho eventual ou autônomo tem se tornado uma excelente oportunidade Read more