ROTINA PRODUTIVA – COMO FAZER MAIS COM MENOS ESFORÇO?

A busca por uma rotina produtiva com metas e objetivos no seu negócio ou na sua vida profissional pode deixá-lo sobrecarregado! Viver sem tempo, com uma agenda com muitos compromissos, pode ser considerado por alguns como sinal positivo de sucesso. Mas a realidade é que longas jornadas de trabalho, noites sem dormir e finais de semana sem descanso podem custar caro para sua saúde e seus relacionamentos. Você gostaria de produzir mais com menos esforço? Neste post explicamos: Como deixar sua rotina mais inteligente e mais equilibrada? Acompanhe nossas dicas!

Rotina Produtiva e Equilíbrio
Rotina Produtiva e Equilíbrio

POR QUE INVESTIR EM EQUILÍBRIO É ESSENCIAL PARA UMA ROTINA PRODUTIVA?

Mesmo que você tenha um bom método e as melhores ferramentas para o seu negócio ou seus projetos profissionais, se você não tiver energia, nem motivação, não conseguirá executar o seu trabalho nem alcançar a produtividade!

É muito fácil perceber que agendas lotadas e dias de pura sobrecarga não contribuem em nada para a produtividade. No final do dia deixarão você, por mais inteligente e criativo que seja, cansado demais, desmotivado e frustrado com a falta de resultados.

Se sua rotina é desgastante e frustrante, de onde você tirará energia e motivação para novos projetos?

Por esse motivo, a primeira dica para ter uma rotina produtiva é investir em equilíbrio e cuidar de si mesmo. Afinal, ter uma rotina mais equilibrada e inteligente é o melhor caminho para transformar seus planos em realidade!

É muito importante o planejamento estratégico. Com equilíbrio você terá mais tempo, dedicação e motivação para perseguir as metas que realmente importam e transformar seus sonhos em realidade!

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – COMO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS?

É impossível ter produtividade sem planejamento estratégico! Se você tem um objetivo ou um projeto para sua empresa ou seu negócio é essencial realizar um planejamento, usando de preferência uma ferramenta online.

Muitos se perguntam: Por onde começar meu planejamento estratégico? É muito importante definir seus objetivos. Em seguida, estude e faça uma lista com os passos específicos que você precisará implementar para atingir sua meta.

Procure dividir trabalhos grandes em tarefas menores. Assim ficará mais fácil acompanhar seu progresso e atingir seu objetivo! Também o ajudará a não ter uma agenda sobrecarregada, que retire toda a sua energia e motivação para implementar o seu sonho!

Mas um planejamento no papel de nada vale! É muito importante colocar o seu planejamento em prática, com esforço, organização e diligência para cumprir com sua lista de tarefas.

O primeiro passo é definir suas tarefas, realizando um planejamento na sua agenda. As tarefas mais importantes e estratégicas devem ter prioridade sobre tarefas menos importantes e burocráticas.

Procure trabalhar em seu projeto em horários sem distrações ou interrupções! Obviamente não fique esperando pelo momento perfeito para agir. Pelo contrário, ajuste sua rotina, bloqueando telefonemas, e-mails, redes sociais ou atendimentos no momento dedicado às tarefas, para que você possa se concentrar e atingir suas metas!

Concentre-se nos resultados e seja flexível! Assim como em uma viagem, você poderá encontrar uma estrada bloqueada obrigando-o a mudar de caminho. Mas por estar focado você conseguirá alterar o seu trajeto e alcançar seus objetivos!

COMO ORGANIZAR SUA AGENDA DE TRABALHO PARA UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Muitos empreendedores ficam em dúvida sobre como podem organizar sua rotina de trabalho e administrar melhor seu tempo com produtividade. Por esse motivo, elaboramos este passo a passo que o ajudará a organizar sua agenda de trabalho para ter uma rotina mais produtiva!

  1. Organize sua agenda de trabalho em uma única ferramenta!


    É muito importante que você tenha apenas uma única agenda centralizada em uma única ferramenta. Se você tiver várias agendas distribuídas em diversas ferramentas diferentes sua vida ficará confusa e você correrá o risco de esquecer e perder tarefas e compromissos. Fique atento! Inclusive temos um post específico que trata do armazenamento em nuvem e como você pode centralizar todos os seus compromissos em uma única ferramenta com acesso em diversos dispositivos: “Armazenamento em Nuvem – Como deixar sua empresa mais conectada?”

  2. Organize sua agenda distinguindo tarefas e compromissos!


    Uma agenda sobrecarregada pode deixar o seu dia bastante cansativo e com uma sensação de frustração. Por esse motivo procure ser bastante realista no que é possível fazer dentro de sua jornada de trabalho! Organizar a sua agenda separando tarefas e compromissos é essencial para sua produtividade. Os compromissos precisam ser realizados em dias e horários específicos. As tarefas são atividades que precisam ser realizadas, mas não possuem horários específicos. Esta distinção lhe dará maior clareza e o ajudará a adiantar tarefas no início do dia reduzindo gargalos!

  3. Classifique suas tarefas de acordo com a importância!


    É muito importante que sua lista de tarefas esteja organizada de acordo com a importância! Obviamente, as mais importantes são as primeiras da lista. Mas o que são tarefas importantes? São as tarefas estratégicas que trazem maiores resultados. Estas tarefas devem ter prioridade na sua rotina em relação às tarefas burocráticas que não agregam valor. Neste caso, uma boa dica é buscar ferramentas de automatização para que você invista seu melhor tempo nas tarefas importantes, deixando as tarefas repetitivas para aplicativos que trabalham sozinhos. Neste caso, sugerimos o post: “Produtividade – Como Eliminar Tarefas Manuais?”

  4. Priorize o planejamento semanal!


    Considerar como está sua semana lhe dará clareza e flexibilidade na sua agenda com maior produtividade. Dando prioridade ao planejamento semanal você consegue evitar sobrecargas em dias específicos adiantando tarefas e realocando reuniões. O planejamento semanal evitará a procrastinação pois tendo clareza de como está sua semana você conseguirá antecipar seu trabalho ou realocar atividades tendo dias mais tranquilos!

POR QUE IMPLANTAR A AUTOMATIZAÇÃO NO SEU NEGÓCIO OU NA SUA ATIVIDADE?

Como já mencionamos, outra dica para ter uma rotina produtiva é eliminar tarefas manuais na sua empresa ou seu negócio, usando ferramentas de automatização!

Investir em novas tecnologias é muito importante para reduzir custos e aumentar a produtividade. Este investimento pode ser realizado aos poucos, com um bom planejamento financeiro, sem prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa!

Eliminar tarefas manuais e chatas na sua empresa e realizar um bom planejamento de sua agenda são essenciais para se concentrar em decisões estratégicas!

Imagine todas as informações que você precisa para a boa gestão empresarial chegando de forma automática no seu e-mail ou na sua plataforma de trabalho, ou todas as tarefas do dia organizadas e integradas com tudo que você precisa!

Ou ainda documentos, informações de clientes, modelos, relatórios, além de muitas outras informações automatizadas, podendo ser acessadas em poucos segundos, da sua mesa de trabalho, da sua casa ou em viagem!

O resultado é muito mais tempo disponível para outras atividades, menos correria e ansiedade, e uma rotina mais produtiva!

QUAIS FERRAMENTAS SÃO ESSENCIAIS PARA UMA ROTINA PRODUTIVA NA SUA EMPRESA?

É muito importante tirar tempo para verificar os processos de gestão de sua empresa e fazer uma pesquisa do que pode ser automatizado, gerando redução de custos, produtividade e mais tempo livre para você e seus colaboradores! Por esse motivo as seguintes ferramentas poderão ajudá-lo na automatização do seu negócio:

  1. Automatização do atendimento ao cliente: Com as redes sociais e a internet, é possível tanto a gestão da divulgação nestes canais como a automatização do atendimento, com prospecção do seu negócio 24hs por dia! O resultado são mais vendas com menos custos!
  2. Gestão Financeira: Ferramentas de gestão financeira também tornam possível a emissão automática de notas fiscais, o controle de estoque, o gerenciamento de parceiros e colaboradores, e o acompanhamento da produtividade! Seu negócio precisará de menos colaboradores nestas tarefas, com redução de custos e foco em atividades essenciais para a expansão de suas vendas!
  3. Aplicativos em nuvem: Investir em ferramentas de armazenamento na nuvem fará uma grande diferença na sua produtividade, pois possibilitam o acesso em tempo real de todos os processos e documentos em qualquer lugar que você esteja, na sua casa, no trabalho ou em viagem! Não é o caso de trabalhar nas férias e ficar sem o merecido descanso, mas sim não se privar de uma viagem por causa do trabalho!
  4. Rotinas automatizadas: O Backup Cloud torna possível rotinas automatizadas de segurança digital protegendo as informações sensíveis e estratégicas essenciais para o seu negócio, bem como os dados de seus clientes e colaboradores!

São ferramentas simples, intuitivas e acessíveis que podem tornar seu negócio mais profissional, com redução de tempo e custos!

Leia também
BACKUP EM NUVEM – COMO TORNAR SUA EMPRESA MAIS SEGURA?
Consultoria Empresarial - Backup Cloud

O backup em nuvem é uma ferramenta que une criptografia e segurança para adequar o seu negócio à Lei Geral Read more

GESTÃO FINANCEIRA – COMO PROFISSIONALIZAR O SEU NEGÓCIO?
Gestão Financeira

Como você já deve ter percebido, realizar a gestão financeira corretamente é essencial para o sucesso do seu negócio! Sem Read more

SEGURANÇA DIGITAL – COMO PROTEGER O SEU NEGÓCIO?
Segurança Digital e Gestão de Dados Privados

Reforçar a segurança digital deve ser uma meta para todas as empresas para conquistar a confiança dos clientes. A obrigação Read more

PRODUTIVIDADE – COMO ELIMINAR TAREFAS MANUAIS?
Empreendedorismo e Produtividade

Você que é empresário ou empreendedor sabe muito bem a importância das ferramentas de gestão para aumentar a produtividade! O Read more