SEGURANÇA DIGITAL – COMO PROTEGER O SEU NEGÓCIO?

Reforçar a segurança digital deve ser uma meta para todas as empresas para conquistar a confiança dos clientes. A obrigação também vale para empreendedores, mesmo pessoas físicas, e para Pequenas e Médias Empresas! Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já determina que as empresas reforcem a segurança digital impedindo vazamentos de dados privados e uso indevido dos dados dos clientes, fornecedores e colaboradores. Dessa forma, para evitar problemas jurídicos, é muito importante que todas as empresas se preocupem com a Governança de Dados. Neste post esclarecemos: como reforçar a segurança digital e proteger o seu negócio?

Segurança Digital e Gestão de Dados Privados
Segurança Digital e Gestão de Dados Privados

SEGURANÇA DIGITAL – POR QUE IMPLEMENTAR A GESTÃO DE DADOS PRIVADOS EM SUA EMPRESA?

Muitos empreendedores que possuem negócios presenciais e não realizam vendas online entendem que a segurança digital não é importante para o seu negócio. De fato, se o seu negócio é presencial e não está online por que se preocupar com segurança digital?

Contudo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se aplica a todos as empresas que realizam tratamento de dados privados, tanto no ambiente virtual como no ambiente presencial. Por esse motivo, é muito difícil uma empresa escapar das obrigações da legislação de proteção de dados.

Clínicas médicas, hospitais, cartórios, serviços de contabilidade, escritórios de advocacia, construtoras, lojas de materiais de construção, empresas de educação, faculdades, clubes, associações, além de muitos outros segmentos, são apenas alguns dos negócios que obrigatoriamente realizam tratamento de dados privados.

Além do mais, a proteção de dados privados relaciona-se às informações do negócio, ou seja, à privacidade dos dados da empresa. O quanto implica no seu negócio perder as informações? E se houvesse o vazamento de informações sensíveis e confidenciais? Quais seriam os riscos para o seu negócio e sua reputação? Percebe-se que a segurança digital e a implementação da gestão de dados privados é essencial para o sucesso do seu negócio!

GESTÃO DE DADOS PRIVADOS – COMO OTIMIZAR O SEU NEGÓCIO COM SEGURANÇA DIGITAL?

A segurança digital e a gestão de dados privados baseiam-se em três pilares:

  1. confidencialidade: garantir que dados sensíveis sejam protegidos contra roubos e invasões;
  2. integridade:  garantir que os dados privados sejam preservados e tenham um ciclo de vida;
  3. disponibilidade: garantir que os documentos e os arquivos da empresa estejam disponíveis às pessoas autorizadas e possam ser consultados a qualquer momento.

Por esse motivo, muitos empreendedores se perguntam como implementar a gestão de dados privados com segurança, integridade e disponibilidade? Temos excelentes dicas que poderão ajudá-lo a reforçar a segurança digital do seu negócio!

REFORCE A SEGURANÇA DIGITAL DE SEU NEGÓCIO COM O USO DE SENHAS FORTES E APLICATIVOS ORIGINAIS!

A segurança digital do seu negócio passa pelo uso de senhas fortes e de aplicativos ou softwares originais!

Estabelecer regras para a gestão e segurança de senhas é uma postura simples e sem custos, mas eficiente, que pode poupar grande dor de cabeça e constrangimentos com seus clientes! De posse de sua senha um invasor pode ler ou apagar seus e-mails, enviar e-mails em seu nome, furtar sua lista de contatos, apagar seus arquivos, obter dados pessoais sensíveis, denegrir a reputação de sua empresa, além de outras ações maliciosas! Por esse motivo, elaborar uma boa estratégia usando senhas fortes com caracteres aleatórios em grande quantidade e com diferentes tipos é uma postura simples para reforçar a segurança digital!

Também é muito importante que toda a empresa se preocupe com o uso de aplicativos e softwares originais! Afinal, a pirataria de software deixa os computadores mais vulneráveis, compromete a segurança dos dados corporativos e a qualidade dos equipamentos.

Por que usar softwares e aplicativos originais?

Primeiro porque programa pirata sempre dá problema quando você mais precisa dele: trava de repente, perde arquivo, fecha sozinho. Eles não são confiáveis e fazem sua empresa perder tempo e dinheiro. E tem outra, usar programa pirata é crime! Sempre existe o risco de multa e suspensão de uso, se a empresa cair na fiscalização.

Quer mais um motivo? O custo é muito baixo para ter sempre programas confiáveis, sempre atualizados, estar dentro da lei, e utilizar estas aplicações de qualquer lugar. São muitos benefícios por muito pouco. É que hoje com os sistemas em nuvem é possível acessar um software ou aplicativo original de qualquer lugar e usando vários dispositivos!

Uma sugestão é a solução da Microsoft com o Office 365 para empresas dos mais variados portes e setores. É a alternativa perfeita para a micro ou pequena empresa nunca mais usar softwares piratas, ganhando produtividade e mobilidade com as melhores ferramentas do mercado. Com o Office 365 você pode usar as versões atualizadas e originais dos programas mais usados no mundo, Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneNote, Skype for Business, e outros.

Reforçando a segurança do seu negócio com senhas fortes e o uso de aplicativos originais você evitará problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)!

CLOUD BACKUP – COMO IMPLEMENTAR UMA ESTRUTURA DE SEGURANÇA DIGITAL?

Ao invés de montar a estrutura completa de servidores para rodar as aplicações que sua organização tanto precisa, com custos elevados de manutenção e consultoria, você pode executar tudo nos supercomputadores presentes em data centers externos.

Por esse motivo, recomendamos a ferramenta Cloud Backup! Nela todos os seus dados mais importantes podem contar com esse modelo de serviço. Conheça as principais vantagens:

  1. Economia: para que uma empresa consiga estabelecer sua própria área de data center, o custo com equipamentos é extremamente alto e mesmo assim fica difícil conseguir ter uma capacidade suficiente para atender as demandas do futuro. Com o Cloud Backup, a economia é uma das grandes vantagens, já que você só paga pelo volume de espaço que utiliza, contando com a personalização que a nuvem oferece.
  2. Suporte 24 horas: qualquer tipo de problema que venha a surgir pode ser sanado imediatamente. Isso porque o Cloud Backup conta com um suporte 24 horas todos os dias da semana. Ou seja, tranquilidade garantida para a sua empresa!
  3. Alto padrão de segurança: pelo volume de dados gerados atualmente pelas empresas, é essencial contar com um alto padrão de segurança para que tudo fique protegido.
  4. Flexibilidade: outra importante vantagem é a flexibilidade, já que sua empresa pode contratar o espaço de armazenamento necessário e ainda reduzir ou aumentar conforme a necessidade.

Com isso, a falta de espaço ou o tempo ocioso, sem utilização, deixam de ser um problema. Todos os arquivos que são importantes para o seu negócio podem utilizar o serviço de Cloud Backup. Esse é uma vantagem que torna a ferramenta completa e oferece um importante diferencial competitivo para empresas de qualquer segmento.

GESTÃO FINANCEIRA – COMO TORNAR OS DADOS PRIVADOS DE SUA EMPRESA SEGUROS?

A Gestão Financeira é uma ferramenta online que tem como objetivo facilitar o trabalho de pequenas e médias empresas, permitindo que os gestores tenham controle dos dados na palma das mãos. A ideia é oferecer uma solução diferenciada, sem a necessidade de grandes investimentos ou de cansativos períodos de implantação.

Além de gerar relatórios, controles fiscais com SPED e análises gráficas, a Gestão Financeira permite acompanhar de perto todos os dados de pontos centrais para qualquer negócio, tais como compras, vendas, prestação de serviços, orçamentos, estoque e financeiro.

Outro grande benefício da adoção da Gestão Financeira é a otimização dos processos envolvendo as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Por ser uma ferramenta online, o software permite que as notas fiscais eletrônicas sejam emitidas para a Secretária de Fazenda Estadual (SEFAZ) responsável.

Outras vantagens são a facilidade para realizar a assinatura com o Certificado Digital (A1 ou A3), a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANF-e), e o gerenciamento e cancelamento das Notas Fiscais.

Trata-se de uma ferramenta que poderá auxiliar o seu negócio na segurança digital e na gestão de dados privados pois possui certificado de segurança e utiliza informações armazenadas nos principais servidores do mundo, evitando, assim, que o usuário trabalhe com fontes duvidosas.

MEU PEDIDO – MELHORE A COMUNICAÇÃO COM SEUS CLIENTES COM UMA FERRAMENTA DIGITAL SEGURA!

O Meu Pedido é uma ferramenta simples e intuitiva para divulgar seus produtos ou serviços e realizar a gestão de seus pedidos e solicitações de forma fácil e acessível tanto no desktop quanto em seu próprio smartphone na web.

A plataforma do Meu pedido é ideal para qualquer empresa ou negócio que realiza atendimento e vendas pela internet. Através do link de divulgação o empreendedor poderá divulgar o seu cardápio ou vitrine de produtos para os mais diversos canais existentes na internet.

Trata-se de uma ferramenta bem interessante para aqueles empreendedores que estão cansados dos aplicativos de delivery, como Ifood e Uber Eats, suas elevadas taxas e os problemas na entrega de seus produtos!

COMO IMPLEMENTAR A GESTÃO DE DADOS PESSOAIS EM SUA EMPRESA?

É muito importante que os empreendedores, tanto no ambiente digital como no ambiente presencial, tenham uma noção mais aprofundada da gestão de dados e do impacto sobre os seus negócios para evitar problemas jurídicos.

Por esse motivo, recomendamos as seguintes ferramentas que poderão auxiliá-lo nos desafios de implementar modelos de Governança de Dados que respeitem os Direitos do Consumidor.

O primeiro livro que sugerimos é Proteção de Dados Pessoais: A Função e os Limites do Consentimento – por Bruno Ricardo Bioni. É um livro jurídico sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que aborda os conceitos de dados pessoais, dados anônimos, o legítimo interesse e o consentimento. Fornece subsídios para a due diligence e a implementação de efetiva gestão de dados pessoais conforme a legislação.

O segundo livro que sugerimos e que é bem interessante é Governança de Dados: Práticas, conceitos e novos caminhos – por Carlos Barbieri. Embora completo, é um livro com linguagem mais simples e de fácil leitura e entendimento. Apresenta o conceito de governança de dados pessoais e sugestões práticas para sua implantação nas empresas com subsídio na Lei Geral de Proteção de Dados.

Também ganha cada vez mais destaque a consultoria jurídica no Direito Digital. No caso dos empreendedores é de vital importância a consultoria jurídica também de um advogado de confiança para análise do negócio, dos impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) sobre a organização e para a instituição de programas de governança e boas práticas de gestão. Saiba que o tratamento inadequado de dados privados poderá resultar em autuações administrativas e problemas jurídicos!

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